Blog

4 fatos sobre o câncer

Conscientizar a população sobre o câncer e os seus diversos tipos contribui para uma maior prevenção dessas condições. Por isso, entendemos que estimular esse diálogo é o nosso trabalho!

Com o objetivo de divulgar informações relevantes sobre a doença, preparamos alguns pontos importantes a serem entendidos sobre o câncer.

Continue lendo para aprender um pouco mais sobre o assunto:

 

1. O câncer surge de uma mutação genética

Os mais de cem tipos de doenças, que se caracterizam como câncer, têm uma coisa em comum: o crescimento desordenado de células. Normalmente, as células do nosso corpo crescem, se dividem e morrem de maneira saudável e ordenada.

 

No entanto, uma mutação genética causa essa divisão em peso, tornando as células agressivas e incapazes de desempenhar sua função, resultando na formação de tumores.

 

Chamamos de metástase o que ocorre quando essas células se multiplicam de maneira a afetar órgãos vizinhos do nosso corpo.

 

2. Os tipos de câncer variam de acordo com os tipos de célula

 

Há diversas categorias de câncer e a distinção entre elas depende do tipo da célula afetada pela doença.

 

Quando o crescimento desordenado é identificado nas células epiteliais, o câncer se caracteriza como um carcinoma. Entre esses, o mais comum é o Adenocarcinoma (epitélio de origem glandular), que acomete segmentos do trato digestivo.

 

Por sua vez, chamamos de sarcomas as doenças cujas células afetadas são as do tecido conjuntivo.

 

Podem ser linfomas ou mielomas os cânceres nas células do sistema sanguíneo. Já a doença na medula óssea é chamada de leucemia.

 

Além disso, há também os tumores neuroendócrinos (nas células neuroendócrinas) e do sistema nervoso central (nas células da medula espinhal e do cérebro).

 

3. O câncer pode atingir qualquer parte do corpo

 

Como explicamos, o câncer pode surgir em diversas células e atingir qualquer parte do nosso corpo. A metástase aumenta, ainda mais, a possibilidade de tumores em diferentes áreas.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais diagnosticado no Brasil. Além desse, há outros tipos da doença que se destacam. Confira os principais tipos de câncer, de acordo com o gênero:

 

Mulheres:

  • Câncer de mama;
  • Câncer de cólon e reto;
  • Câncer de colo do útero;
  • Câncer de pulmão;
  • Câncer de tireoide.

Homens:

  • Câncer de próstata;
  • Câncer de cólon e reto;
  • Câncer de pulmão;
  • Câncer de estômago;
  • Câncer de cavidade oral.

 

4. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de cura

 

As chances de um tratamento bem-sucedido (e até da cura) do câncer são de até 90% quando a doença é tratada nas fases iniciais.

 

Esse dado demonstra a importância de um diagnóstico precoce, alcançado por meio de exames que detectam a presença da doença, mesmo antes da aparição de sintomas.

 

Por isso, buscar um diagnóstico precoce se enquadra nas ações de prevenção ao câncer. A principal orientação é manter as consultas médicas em dia, especialmente quando há casos da doença na família.

 

Siga acompanhando o nosso blog para conferir informações valiosas sobre o câncer, as formas de prevenção e tratamentos.