Blog

A importância dos hábitos saudáveis na sua rotina

Você sabe a importância de manter hábitos saudáveis? Garanta sua saúde física e mental com as dicas abaixo.

 

A adoção de hábitos saudáveis é o principal fator na busca pela qualidade de vida. Além da satisfação pessoal, manter uma rotina com ações que beneficiem você é fundamental para a saúde física e psicológica.

Isso inclui praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, saber balancear a vida pessoal e profissional, entre outros exemplos.

Neste artigo, vamos entender o que os “hábitos saudáveis” englobam, quais deles são imprescindíveis e como mantê-los na sua rotina. Continue lendo para descobrir.

 

O que são hábitos saudáveis?

Um hábito nada mais é do que uma tarefa ou prática recorrente no nosso dia a dia. Ações simples, como escovar os dentes e tomar banho, são hábitos. Mas isso também inclui atividades mais pessoais para você, como tomar um café após o almoço ou ler um livro antes de dormir.

Chamamos de “hábitos saudáveis” quando essas ações são benéficas. Quando, ao invés de almoçar ultraprocessados todos os dias, você opta por alimentos naturais. Ou quando escolhe uma atividade física para combater o sedentarismo.

No entanto, essas atividades precisam ser feitas com regularidade para serem chamadas de “hábitos” – e para fazerem efeito!

 

A importância dos hábitos saudáveis

A médio ou longo prazo, essas ações simples têm um efeito extraordinário na nossa saúde física e mental. Prova disso são os estudos que comprovam a importância da alimentação saudável, por exemplo, na prevenção de doenças como o câncer.

Além disso, combinada com a prática de exercícios físicos, a alimentação saudável também contribui para um funcionamento melhor do seu corpo e mente.

Confira alguns dos principais benefícios dos hábitos saudáveis:

  • Financeiros: diminuem a necessidade de medicamentos e acompanhamento profissional;
  • Profissionais: aumentam a sua produtividade e disposição no dia a dia;
  • Pessoais: garantem satisfação e sensação de dever cumprido;
  • Sociais: um corpo e mente saudáveis tornam mais fácil socializar e manter boas relações com pessoas próximas.

Os principais hábitos para uma vida saudável

Os hábitos e práticas cotidianas são questões pessoais. Ou seja, é importante observar a sua rotina e acomodar as ações desejadas.

No entanto, há algumas atividades imprescindíveis e que devem ser feitas por todos. Confira quais são:

 

Para prevenir doenças…

Além de fatores genéticos e ambientais, os hábitos diários têm uma imensa importância no desenvolvimento de determinadas doenças. Para evitar enfermidades, experimente:

  • Seguir uma dieta equilibrada;
  • Reduzir o consumo de sal e açúcar;
  • Não fumar e nem consumir bebidas alcoólicas;
  • Manter uma rotina de exercícios físicos.

Para aumentar a produtividade…

Certos hábitos saudáveis nos deixam mais dispostos, além de diminuir os níveis de estresse e de ansiedade. Dessa forma, conseguimos focar melhor e aumentar a produtividade – seja ela no trabalho, nas tarefas domésticas ou nos estudos. Experimente:

  • Manter o corpo em movimento;
  • Comer alimentos naturais e ricos em vitaminas e nutrientes;
  • Priorizar a rotina de sono;
  • Não se esquecer da hidratação.

Para cultivar o bom humor…

Há quem acredite que o mau humor é uma questão aleatória ou totalmente dependente das situações do dia a dia. Na verdade, nossos hábitos influenciam muito no nosso temperamento! Para uma rotina mais leve e bem-humorada, tente:

  • Evitar alimentos com conservantes ou corantes, que podem afetar o estado emocional;
  • Consumir alimentos ricos em Ômega 3 e vitamina C;
  • Praticar atividades físicas que agradem a você;
  • Experimentar a meditação;
  • Dormir bem.

Como manter uma rotina de hábitos saudáveis?

A parte mais difícil de adotar hábitos saudáveis é começá-los. Quando não estamos acostumados com alguma atividade, encaixá-la na nossa rotina pode ser uma tarefa complicada. No entanto, é essa frequência que a tornará um hábito!

Confira algumas dicas para implementar e manter uma rotina saudável.

Tenha paciência

Você não vai se adaptar totalmente a um novo hábito no primeiro dia – nem na primeira semana! É preciso ter disciplina e se esforçar para praticar a atividade até que ela se torne apenas mais uma das fases da sua rotina.

Por isso, não se frustre logo no começo! Tenha perseverança e paciência até que o seu corpo aceite a sua nova vida.

Organize a rotina

A organização da rotina é muito importante na adoção de hábitos. Você pode, por exemplo, determinar quais dias e horários serão reservados para as atividades físicas.

É importante seguir a programação, mas com flexibilidade. Se algo não saiu como planejado, basta organizar novamente e se adaptar às mudanças.

Compreenda as recaídas

Se você está seguindo uma dieta saudável durante toda a semana, não tem problema consumir alimentos diferentes de vez em quando. Se o seu dia de trabalho foi muito cansativo, tudo bem pular a academia uma vez.

É preciso compreender as necessidades do seu corpo e entender que recaídas são naturais. O importante é não desistir!

Busque ajuda profissional

Você não precisa passar por essa adaptação sozinho! Profissionais como psicólogos, nutricionistas e personal trainers podem ajudar nesse processo, e até aumentar a sua adesão!

Não hesite em buscar um acompanhamento correto de quem entende do assunto!

 

E aí, já decidiu quais hábitos saudáveis vão integrar a sua rotina de agora em diante? Você pode contar com ajuda da IOM para acompanhamento profissional, exames e tratamentos para garantir a sua saúde. Clique aqui e conheça nossas especialidades.