Blog

Janeiro Branco: a saúde mental durante o tratamento do câncer

O mês de janeiro chegou e com ele o movimento Janeiro Branco, dedicado à reflexão, conscientização e construção de uma cultura de saúde mental para a nossa sociedade.

Preparamos este texto para falarmos mais sobre o assunto e sobre a relação do movimento Janeiro Branco com os pacientes em tratamento de câncer. Boa leitura!

Conheça o movimento Janeiro Branco

Segundo o Instituto Janeiro Branco, o movimento tem como objetivo “chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos”.

Por que Janeiro Branco?

Janeiro foi escolhido por ser o primeiro mês do ano. Culturalmente, neste período, estamos inspirados a realizar as resoluções de ano novo, pautadas nas reflexões das nossas vidas e das nossas relações, no passado e no futuro.

A cor branca, também de acordo com o Instituto Janeiro Branco, foi escolhida por “representar ‘folhas ou telas em branco’ sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar”.

A saúde mental durante o tratamento do câncer

Já parou para pensar nos impactos que o diagnóstico do câncer tem sobre a vida do paciente? São diversos os sentimentos que tomam conta da vida dessa pessoa, como medo, incerteza, desconforto e tristeza.

Mas essas reações podem se tornar muito intensas e, consequentemente, evoluir para doenças psiquiátricas, por exemplo, depressão, ansiedade e transtorno do estresse pós-traumático.

Em um artigo publicado no Archives of Clinical Psychiatry, é exposto que a taxa de depressão entre pacientes oncológicos fica entre 22% e 29%. Essa condição diminui a busca por hábitos saudáveis, reduz a qualidade de vida, leva muitas pessoas a abandonarem o tratamento e pode estar associada a possíveis complicações da doença e ao aumento da mortalidade.

Por isso, falar sobre saúde mental é tão importante em todos os aspectos! Na IOM, sabemos da relevância do tema e buscamos proporcionar aos nossos pacientes todo o apoio necessário durante o tratamento do câncer. Em nossa equipe oncológica multiprofissional, contamos com psicólogas que prestam atendimento acolhedor para tornar esse período o menos desgastante possível.

Ah, e se você está passando por um momento difícil, não hesite em procurar ajuda especializada. Cuide da sua mente e mantenha uma vida mais saudável!

Clique aqui e continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como esse.